Tamanho da letra:

"Oração” é uma das palavras mais pesquisadas durante a pandemia, revela estudo

 

Durante o avanço da pandemia do novo coronavírus no mundo, houve uma explosão nas pesquisas sobre a palavra “oração” nos mecanismos de buscas da internet, segundo um estudo divulgado pelo portal americano The Christian Post.

O levantamento foi realizado por Jeanet Sinding Bentzen, professora associada da Universidade de Copenhague e diretora executiva da Associação para o Estudo da Religião, Economia e Cultura.

O estudo de Jeanet pode ser considerado um dos primeiros publicados no mundo relacionados à associação entre a fé e a pandemia do novo coronavírus. O documento foi publicado em um artigo chamado “Em Crise, Oramos: Religiosidade e a Pandemia de COVID- 19”.

 

“Em tempos de crise, os humanos tendem a recorrer à religião para aliviar o stress e buscar explicação. A pandemia de COVID-19 em 2020 não é exceção”, diz a autora. “Eu documentei que as pesquisas do Google sobre oração dispararam durante o mês de março de 2020, quando o COVID-19 se tornou global”.

Segundo Jeanet, o número de buscas pela palavra “oração” dobra a cada 80.000 novos casos registrados de infecção com o coronavírus no mundo. O seu levantamento colheu dados de 75 países e não levou em consideração às diferenças religiosas.

Ou seja, apenas o termo “oração” foi considerado, evidentemente, conforme o idioma de cada país e no contexto de cada religião. “Acho que as intensas buscas por oração durante a pandemia de COVID-19 são globais”, explica Jeanet.

“Ocorrem em todos os continentes e para cristãos e muçulmanos. Até a Dinamarca, um dos países menos religiosos do mundo, vê um aumento sistemático nas pesquisas sobre oração na internet”, afirma ela.

Um dos exemplos que pode ser citado com incentivo à palavra “oração” está nas declarações dos presidentes Donald Trump, dos Estados Unidos, e Jair Bolsonaro no Brasil. Ambos já incentivaram publicamente o clamor a Deus por suas populações.

 “Quero agradecer por orar pelo nosso país e pelos doentes. Vocês fazem um trabalho tão incrível. Vocês são pessoas muito inspiradoras”, afirmou o presidente americano para 700 pastores recentemente.

Gospel+