Tamanho da letra:

O DEVER DE ORAR SEMPRE

No capítulo 18 do Evangelho de Lucas encontramos uma parábola de Jesus sobre o dever de orar sempre e nunca desfalecer. Jesus não somente falou sobre a oração, mas também viveu uma vida onde a oração era uma constante, prestando-se assim o Senhor como um precioso exemplo para nós, os que professamos a fé nEle.  Por que Jesus orava tanto se Ele era o Filho de Deus? Respondendo a essa questão precisamos entender que mesmo Jesus sendo Deus, era também um ser humano como nós, exceto na questão do pecado, pois Ele não os tinha nem fora contaminado por ele. Lembremo-nos de que Ele se esvaziou de Sua glória, quando encarnou, assumiu uma natureza humana perfeita, mas com todas as suas fragilidades, exceto no tocante ao pecado, como dito. Se o Filho de Deus humanizado, tendo uma natureza humana perfeita, precisou viver em oração, quanto mais nós. Em muitas passagens dos evangelhos encontramos as informações sobre a vida de oração de Jesus.  Numa perspectiva humana, a oração era vital para a vida e ministério do Senhor Jesus. Começou o seu ministério orando e em resposta foi ungido pelo Espírito Santo que desceu sobre Ele em forma corpórea (uma pombinha). Orou durante a execução do Seu ministério e a sua vida terminou aqui neste mundo com uma oração: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”.

Amados, o exemplo de vida deixado por Jesus é digno de ser imitado, inclusive no assunto em questão. “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;” Ef 5.1. (Veja ainda 1 Co 11.1; Jo 13.15).

É do interesse de Deus que recebamos as suas bençãos, e a oração é o canal por onde essas bençãos chegam até nós. A igreja primitiva alcançou o que alcançou porque vivia em constante oração. Eis aí revelado o segredo do poder espiritual de que ela era possuidora. Ela marchava de joelhos e por isso Deus operava com frequência milagres e maravilhas no meio de Seu povo.

O Senhor Jesus disse que orar era um dever de cada crente, e Ele sabia perfeitamente o que estava dizendo. Se é um dever, uma obrigação, não uma opção, resta-nos procurarmos cumprir este dever, sob pena de estarmos desprezando a Sua Palavra, todas as vezes que o negligenciamos.

A causa principal da fraqueza espiritual do povo de Deus hoje em dia, é justamente porque a oração está sendo relegada a um plano inferior na vida dos servos do Senhor. Quando não se ora, são frequentes as quedas e as derrotas, e o povo se amedronta ao primeiro rugido do leão.

A oração é tão necessária para o fortalecimento da vida espiritual como o é o alimento para a vida física. Não se pode conservar a visão espiritual límpida se não se busca constantemente a presença de Deus. Não se pode resistir as investidas do diabo, do mundo e da carne se não se vive em oração. Apesar de ocuparmos uma da posição das mais gloriosas no plano de Deus, que é a de filhos, não nos apropriaremos de Suas bençãos se não gastarmos tempo em oração.

Irmãos, imploremos ao Espírito Santo que nos desperte para vivermos uma vida de oração, aos pés de Jesus, para que possamos receber mais de Sua graça e de Seu poder. “Orai sem cessar” 1 Ts 5.17; “orando em todo o tempo com toda oração e súplica no Espírito, ...” Ef 6.18;  “... perseverai na oração” Rm 12.12.

Rev. Eudes Lopes Cavalcanti

Pastor Titular da III IEC/JPA