Tamanho da letra:

TEMPOS TRABALHOSOS

Amados, estamos enfrentando um fenômeno que nunca tínhamos enfrentado, fenômeno este chamado de globalização da economia. Entre outras coisas, esse fenômeno traz de negativo o chamado desemprego estrutural, ou seja, a eliminação de postos de trabalho dentro das empresas industriais e comerciais do nosso País e do mundo, devido a crescente robotização, automação e a informatização dos seus processos produtivos.

Com a abertura da economia do nosso País aos produtos importados, as empresas brasileiras para competir com esses produtos estão fazendo uma reestruturação nos seus processos produtivos, em suas estruturas organizacionais, a fim de tornar os seus custos menores, principalmente os custos de mão-de-obra.  Para complicar mais as coisas no item desemprego, o Estado que é um dos maiores empregadores do País está privatizando as suas empresas. Tudo isso, amados irmãos, vai ter um reflexo muito grande em toda a sociedade brasileira, inclusive no meio evangélico.

Ante esse quadro que se configura diante de nós, que é parte dos tempos trabalhosos de que falou o apóstolo Paulo em sua segunda carta a Timóteo (3.1), o crente deve estar preparado em todas as áreas da sua vida para enfrentá-lo.

Assim sendo, rogamos aos pais que invistam na educação dos seus filhos. Aos jovens admoestamos que se preparem melhor para enfrentar um mercado de trabalho extremamente competitivo. Dediquem-se aos estudos, aprendam o mais que puderem sobre informática, considerando que daqui por diante esse será um dos grandes pré-requisitos para qualquer emprego que valha à pena. Aprendam também, na medida do possível, duas línguas (o espanhol e o inglês). Aos irmãos que já têm o seu emprego, advertimos que procurem zelar por ele, procurando ser um bom profissional e não abrindo brechas para uma possível demissão.

Mesmo observando nuvens negras no horizonte, todos nós como crentes que somos, não devemos ter medo nem ter ansiedade, nem tampouco permitir que a angústia domine o nosso coração, mas devemos aprender a confiar no Senhor. Lembremo-nos de que aprouve a Deus nos fazer Seus filhos por adoção em Jesus Cristo, segundo o beneplácito de Sua vontade, e que sendo filhos de Deus, Ele tem responsabilidade conosco. A Bíblia diz que Deus não nos deixará nem nos abandonará (Hb 13.5). Deus, amados, com certeza fará as provisões necessárias para as nossas vidas, se formos em tudo fiéis a Ele. “Porque o SENHOR Deus é um sol e escudo; o SENHOR dará graça e glória; não regará bem algum aos que andam na retidão” Sl 84.11.

Assim como os israelitas no passado foram preservados das catástrofes que se abateram sobre o Egito na época do êxodo de Israel, assim também Deus protegerá os seus filhos nesta época que está se configurando extremamente adversa. “O nosso socorro está no nome do SENHOR, que fez o céu e a terra”. Sl 124.8

(Artigo escrito por este Pastor em 04/01/1998)

Rev. Eudes Lopes Cavalcanti

Pastor Titular da III IEC/JPA