Tamanho da letra:

AS PRIORIDADES DA VIDA DE UM CRISTÃO

Segundo o Dicionário Mini Aurélio, prioridade é, dentre outras coisas, “Qualidade do que é ou de quem é o primeiro; Precedência dada a alguém, com preterição de outrem”.

Quando o Senhor Jesus, no Sermão do Monte, tratou sobre a ansiedade pelo suprimento das necessidades materiais do ser humano, disse estas célebres palavras: “Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Mt 6.33. Com estas palavras, o Senhor estabeleceu o princípio da prioridade número um para as coisas do Reino de Deus.

O cristão deve priorizar na sua vida algumas coisas que, certamente, o farão um crente mais forte e vitorioso. São coisas antiquíssimas, mas ao mesmo tempo atualizadas e eficazes. Elas nos farão se aproximar mais de Deus, de habilitar o recebimento das bençãos necessárias para sermos felizes neste mundo e, consequentemente, sermos bênçãos para todos os que nos cercam. A ordem primeira, segunda etc., é só para efeito didático e não por importância, considerando que todas são importantes aos olhos de Deus. 

A primeira dessas prioridades é a oração. Há um poder extraordinário na oração sincera e perseverante. Tiago, o irmão do Senhor, disse em sua epístola: “a oração de um justo pode muito em seus efeitos”. Tg 5.16. Através da oração servos de Deus, ao longo da história bíblica e da Igreja, realizaram grande feitos para a glória de Deus. O Senhor mesmo prometeu ouvir as orações dos seus servos. “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes” Jr 33.3. Quando o crente ora os céus se abrem para ele. A Igreja é vitoriosa quando os seus membros são pessoas que oram incessantemente a Deus.

A segunda dessas prioridades é a leitura sistematizada e meditativa das Sagradas Escrituras. Tudo o que Deus queria que tomássemos conhecimento no que se refere ao Seu reino foi revelado em Sua Palavra.  A revelação especial começou em Gênesis e terminou em Apocalipse. Tudo o que foi escrito na Bíblia Sagrada foi inspirado por Deus. É por isso que Deus recomenda que busquemos a Sua Palavra e meditemos nela de dia e de noite. “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem-sucedido” Js 1.8.

A terceira dessas prioridades é uma vida de santificação. Os cristãos foram chamados para viver uma vida de santidade, tendo o seu proceder afastado do pecado em todas as suas manifestações, a fim de que glorifique ao Seu Pai que está nos Céu. Sobre o assunto diz a Bíblia Sagrada: “Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo” 1 Pe 1.14-16.

A quarta dessas prioridades é uma vida de fé. Todas as bençãos concedidas por Deus, através de nosso Senhor Jesus Cristo, são recebidas pela fé. A fé é o segredo de uma vida vitoriosa. “Tudo é possível ao que crê”, disse o Senhor Jesus Cristo. O Apóstolo João sobre o assunto, escreveu: “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?” 1 Jo 5.4,5. Paulo escrevendo aos Romanos, citando o profeta Habacuque, disse que o justo viverá da fé. (Rm 1.27). A carta aos Hebreus apresenta um capítulo especial (capítulo 11) onde se vê os feitos de homens e mulheres que enfrentaram grandes desafios, mas superaram a todos, e cantaram o hino da vitória, isto pela fé no Deus Todo-Poderoso.

A quinta e última das prioridades elencadas neste artigo é a obra do Senhor. Fomos salvos por Cristo para servi-Lo. Somos servos do Deus Altíssimo. Estamos neste mundo, por graça e propósito de Deus, para fazer o Seu trabalho, através da Igreja local. Devemos servir ao Senhor com os bens, o tempo e a vida, isto com alegria, com fervor, com dedicação e com perseverança, independente de circunstâncias boas ou adversas que enfrentemos. Veja o que Paulo escreveu a Igreja de Corinto sobre o assunto: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor” 1 Co 15.58.

Priorizemos, amados, as coisas mencionadas acima, colocando-as em primeiro lugar em nossas vidas, e seremos abençoados por Deus e, também, seremos bençãos nas mãos do Senhor para abençoar outrem.

Rev. Eudes Lopes Cavalcanti

Pastor Titular da III IEC/JPA