Tamanho da letra:

O Plano da Salvação

 

Olhando para as Sagradas Escrituras descobrimos que existe nelas uma série encadeada de temas que constitui um plano para a salvação do pecador. Esse plano de salvação compõe-se de cinco partes e visa facilitar o trabalho daqueles que desejamcompartilhar com outros o Evangelho de Cristo, que é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê. A sua eficácia é comprovada porque leva o pecador a receber eexperimentar a grande salvação proporcionada pelo Senhor Jesus:
1) O Homem é pecador aos olhos de Deus. A Bíblia Sagrada nos revela que todos os seres humanos são pecadores e que estão debaixo de condenação, e estão também destituídos da glória de Deus e caminhando a passos largos para a perdição eterna. “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” Rm 3.23. “... por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte...” Rm 5.12. “O salário do pecado é a morte...” Rm 6.23
2) Deus ama ao pecador. As Sagradas Escrituras nos revelam que de uma maneira misteriosa Deus ama ao pecador, apesar do pecador ter pecado contra Ele e ter se afastado de Deus voluntariamente. Esse amor é revelado na Bíblia no famoso texto de João 3.16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Esse amor é um amor incondicional, profundo, maravilhoso. Na carta aos Romanos encontramos sobre o assunto: “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” Rm 5.8.
3) Cristo morreu pelo pecador – Essa revelação é outra grande verdade do plano de Salvação. O pecado nos afastou de Deus e nos condenou a perdição eterna, mas por causa do grande amor que Deus tem por nós Ele enviou o seu Filho Jesus Cristo para morrer na cruz em nosso favor. O Senhor Jesus veio a este mundo com o expresso propósito de dar a sua vida pelos pecados do homem. O próprio Salvador revelou que desceu do Céu e veio a este mundo buscar e salvar o perdido. Na carta aos Romanos encontramos: “O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação” Rm 4.25. Encontramos ainda noutra carta de Paulo: “... o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis. Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado;... Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” 1 Co 15.1-4.
4) O Pecador precisa crer em Cristo. No plano de Deus para a salvação do homem ele apenas precisa reconhecer que é pecador e aceitar pela fé a salvação oferecida por Cristo. “... Arrependei-vos e crede no Evangelho” Mc 1.15. A Bíblia nos revela ainda que essa salvação é um ato gracioso de Deus recebido pela fé. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” Ef 2.8,9.
5) Crendo em Cristo o pecador está salvo – Outra verdade revelada nas Escrituras é que o pecador crendo na obra de Cristo e o aceitando como Salvador recebe de imediato a salvação, e lhe é dado o Espírito Santo como garantia dela. “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome” Jo 1.12. “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança...” Ef 1.13,14. “Amados, agora somos filhos de Deus...” 1 Jo 3.2. “Quem tem o filho tem a vida...” 1 Jo5.12.
Compartilhemos irmãos o plano de salvação com aqueles que não têm ainda a Cristo como Salvador.