Tamanho da letra:

Creio que Jesus virá segunda vez

Creio em Deus Pai, Todo-poderoso, Criador do Céu e da terra. Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Espírito Santo; nasceu da virgem Maria; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; ressurgiu dos mortos ao terceiro dia; subiu ao Céu; está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir para julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Universal; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo; na vida eterna. Amém.

      O Senhor Jesus veio a este mundo pela primeira vez para revelar o Pai e para realizar a obra redentora que possibilitou ao homem se reconciliar com Deus, perdoando-lhe os pecados e salvando a sua alma da perdição eterna. Ao longo do seu ministério terreno o Senhor Jesus disse que voltaria novamente a este mundo, que é a promessa da sua segunda vinda. O credo apostólico contempla esse magno assunto, quando diz: “... donde há de vir para julgar os vivos e os mortos...”.

       A segunda vinda do Senhor é um dos eventos mais bem documentado de todo o Novo Testamento, pois em quase todos os livros dessa parte da Bíblia, a exceção de Filemom, 2 e 3 João, encontramos referências diretas ou indiretas sobre esse que é o mais importante evento esperado pela Igreja – a segunda vinda do Senhor Jesus.

      Citamos a seguir dois registros dessa promessa feita pelo próprio Senhor: “Na casa de meu Pai há muitas moradas; Se não fosse assim, eu vo-lo teria dito: vou preparar-vos lugar. E, quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também” Jo 14.2,3. “Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão; e verão o filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória” Mt 24.30. (Veja ainda Mt 24.42,44;etc).

    No Antigo Testamento há também referências sobre esse evento, principalmente a encontrada no livro de Daniel: “Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. E foi-lhe dado o domínio e a honra, e o reino, para que todos os povos o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino o único que não será destruído” Dn 7.13,14.

      Anjos e apóstolos do Senhor também falaram sobre o assunto: “E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco, os quais lhes disseram: varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o viste ir” At 1. 10,11. “Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro” 1 Ts 4.15,16.

    A Segunda Vinda do Senhor terá as seguintes características: 1) Será uma vinda pessoal  (Jo 14.3; At 1.11); 2) Será uma vinda física (Mt 24.30; Ap 1.7); 3) Será uma vinda visível (Mt 24.30; Ap 1.7); Será uma vinda gloriosa (Mt 16.27; 24.30; Ap 19.11-14).

    Quanto aos sinais da segunda vinda encontramos no sermão escatológico de Jesus diversos deles (a grande tribulação, o aumento da ciência, o aumento da iniquidade, o esfriamento espiritual, etc). Em relação à apostasia (o abandono da fé cristã professada), Paulo nos diz: “Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto. Ninguém de maneira alguma vos engane; por que não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado; o filho da perdição” 2 Ts 2.2,3.

   Quanto ao dia e a hora da vinda do Senhor, ninguém está autorizado a marcar a data, pois Deus não a revelou a ninguém (nem a homens, nem a anjos, nem mesmo a Jesus como homem), conforme Mt 24.36,42).

    Regozijemo-nos irmãos com essa esperança e sirvamos a Deus com fidelidade, enquanto aguardamos a segunda vinda de Jesus. 

 

   Pr. Eudes L. Cavalcanti