Em novo vídeo de execução, Estado Islâmico diz que “não há segurança ou abrigo” para os cristãos

 

Com apenas 35 anos ele fala 11 línguas - seus truques para aprender qualquer idiomaBabbel

Um novo vídeo de execução bárbara e covarde de um refém divulgado pelo Estado Islâmico trouxe novas ameaças aos cristãos por parte do grupo extremista muçulmano.

O mascarado que executa sua vítima em um local que se supõe que seja a Líbia diz, no vídeo, que aquela morte é uma retaliação em defesa dos “irmãos muçulmanos que eram perseguidos no Sudão do Sul”. No discurso, ele diz que os cristãos não terão paz: “Cristãos do Sudão do Sul, saibam que da mesma forma que vocês matam, também serão mortos e enquanto vocês desalojam nossos irmãos, vamos fazer o mesmo com vocês […] Não há segurança ou abrigo para vocês”.

Leia mais...

 Terroristas palestinos publicam vídeos com orientações sobre “como esfaquear judeus” 

A mais nova intifada palestina contra judeus em Israel vem acontecendo de maneira silenciosa, com ataques solitários, geralmente usando armas brancas. No entanto, a forma como esses ataques são organizados – e incentivados – é que chama a atenção: através das redes sociais.

Os terroristas palestinos vêm divulgando vídeos e outros materiais com instruções claras e específicas sobre “como esfaquear um judeu”, segundo informações do Christian Today.

Leia mais...

Extinção do cristianismo no Iraque poderá acontecer em cinco anos, apontam missionários 

A situação de perseguição religiosa no Iraque é tão intensa que a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) estima que, em até cinco anos, as tradições cristãs no país serão extintas caso não haja uma “ajuda de emergência a nível internacional”.

O quadro dramático é apontado no relatório “Perseguidos e Esquecidos?”, que expõe detalhadamente a situação dos “cristãos oprimidos por causa da sua fé”.

Com dados relativos ao período de outubro de 2013 e julho de 2015, quando a pesquisa foi realizada, o relatório aponta que no Iraque, os cristãos foram reduzidos “de cerca de um milhão em 2002-2003 para cerca de 700 mil em 2006 e para menos de 300 mil” atualmente.

Leia mais...

Estado Islâmico tortura e crucifica cristãos que se recusaram a negar o nome de Jesus

O Estado Islâmico registrou mais um episódio de perseguição a cristãos ao executar um grupo de fiéis que, orando o Pai Nosso, se recusou a negar o nome de Jesus.

O caso foi registrado na Síria, na última semana. Entre os doze fiéis que recusaram se converter ao islamismo em troca de sua vida, havia uma criança de 12 anos de idade.

De acordo com informações do Christian Today, três homens e o menino foram mortos crucificados, depois de serem torturados pelos extremistas.

Leia mais...

Na Colômbia, cristãos se tornam alvo de perseguição das FARC e pastores têm filhos sequestrados 

Pastores evangélicos vêm sofrendo com a prática de grupos marginais na Colômbia, que sequestram filhos de líderes religiosos e fiéis exigindo valores em dinheiro ou a fuga das áreas onde estão instalados.

Em todo o mundo, a ausência do Estado permite, e estimula, o surgimento de organizações criminosas. No Oriente Médio, a falta de princípios como o Estado laico – que não adota nenhuma fé como oficial, mas protege a liberdade de culto a todos os cidadãos – permitiu o surgimento de grupos extremistas paramilitares como o Estado Islâmico, por exemplo.

Já na América do Sul, a coexistência do Estado com grupos terroristas, como as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), tem influenciado diretamente na liberdade, tanto religiosa como civil, de cristãos que vivem no país.

Leia mais...

Estudo realizado por Missão revela que “a cada 5 minutos, um cristão é morto por seguir a Jesus” 

A cada cinco minutos um cristão é morto em algum lugar do mundo por causa de sua profissão de fé. Essa é a principal conclusão de uma pesquisa conduzida pela entidade missionária Christian Freedom International (CFI).

A divulgação das informações dessa pesquisa faz parte das ações ligadas ao Dia Internacional da Oração, no próximo 08 de novembro. A CFI vem incentivando igrejas ao redor do mundo para se juntarem em oração pela segurança dos irmãos na fé que são perseguidos, diariamente, por seguir a Jesus.

Leia mais...

Em fuga do Estado Islâmico, criança iraquiana diz que ora para que Deus perdoe terroristas 

A pequena iraquiana Myriam, 11 anos, exilada de seu país natal para não ser morta pelos extremistas do Estado Islâmico, afirmou em uma entrevista recente que ora para que Deus os perdoe.

Ela vivia em Qaraqosh, considerada um dos maiores redutos de cristãos no Iraque. Em agosto do ano passado, os terroristas invadiram a região e provocaram a fuga em massa de 100 mil pessoas, segundo a agência France Presse (AFP).

Leia mais...

Sob perseguição de muçulmanos, cristãos nigerianos se arriscam indo a cultos: “Este pode ser o último” 

Os relatos de cristãos nigerianos sobre a perseguição sofrida no país são abundantes e, infelizmente, recorrentes. Grupos radicais islâmicos que têm como objetivo erradicar os seguidores de Jesus Cristo continuam agindo impunemente.

A Nigéria é um país dividido religiosamente falando, com pouco mais da metade da população professando a fé cristã, enquanto a outra metade é muçulmana. Até o surgimento dos extremistas do Boko Haram, a convivência entre os dois grupos era relativamente pacífica.

 

 

Leia mais...

Evangelista pode pegar até cinco anos de prisão por oferecer uma Bíblia a um muçulmano 

O gesto de distribuir exemplares da Bíblia Sagrada em um shopping pode custar cinco anos da vida de um evangelista egípcio de 35 anos de idade. Ele foi “flagrado” oferecendo o livro sagrado e preso.

O caso, registrado no dia 06 de outubro de 2014, rendeu a Medhat Ishak 15 dias de prisão, inicialmente, sob a acusação de “incitar a luta sectária”. Porém, o juiz responsável, pode sentenciá-lo a até cinco anos de prisão, segundo informações do Christian Post.

A decisão final sobre o caso ainda será tomada, mas mesmo assim, Ishak já vem cumprindo uma pena maior do que a imposta inicialmente, por “prejudicar a segurança nacional” com o “crime de blasfêmia”.

Leia mais...

Mesmo sob intensa perseguição do Estado Islâmico, número de cristãos na Síria só cresce

 

Cidade síria devastada pela guerra civil

A guerra civil na Síria transformou o país em um campo de perseguição aos cristãos. Até 2011, a nação era considerada uma das mais tranquilas para os seguidores de Jesus em locais onde os muçulmanos são maioria.

Leia mais...

Livramento: bombas não explodem e igreja evangélica escapa de atentado terrorista 

Uma igreja inteira vivenciou um livramento quando duas bombas feitas por extremistas para matar os fiéis durante o culto foram encontradas a tempo de evitar mortes. O caso, registrado na Nigéria, serviu de alento aos cristãos do país, que sofrem com uma implacável perseguição por parte do Boko Haram.

A Igreja Winning All, localizada em Jos, próximo à capital do país, Abuja, foi alvo de um atentado terrorista fracassado. O pastor Ezekiel Omidiji encontrou o dispositivo armado para explodir em um banheiro do templo e agiu rápido para evitar uma tragédia.

“Quando vi o artefato o abri e ainda vibrava, o peguei sai rapidamente do banheiro e joguei em um campo de futebol nas proximidades da igreja, então o artefato explodiu”, disse o pastor ao Mornig Star News.

Leia mais...

SBB diz que contrato para edição da “bíblia gay” foi rompido quando tomou conhecimento do tema

A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) se posicionou a respeito das afirmações feitas pelo pastor homossexual Marvel Souza, responsável pela edição do livro “Bíblia Comentada Graça Sobre Graça”, popularmente tratada como “bíblia gay”.

Em nota enviada ao Gospel+, o secretário de Comunicação da SBB, Erní Seibert, comentou as alegações de Souza e destacou que o contrato apresentado por ele tinha caráter apenas protocolar, seguindo o trâmite padrão da entidade para solicitações de uso das versões da Bíblia Sagrada.

Leia mais...

Pastor Saeed Abedini é espancado novamente na prisão e esposa teme por sua vida; Ore  

O pastor Saeed Abedini, preso no Irã, sofreu novo atentado contra sua vida na última semana, ao ser espancado por um de seus companheiros de cela.

Abedini, que é iraniano mas obteve cidadania norte-americana, vem sofrendo agressões físicas e tortura reiteradas vezes, o que desencadeou sérios problemas de saúde.

De acordo com o Centro Americano Para Lei e Justiça (ACLJ, na legenda em inglês), na última quarta-feira, 10 de junho, um membro da família de Abedini recebeu autorização da direção do presídio para visitá-lo, e na ocasião, relatou o espancamento.

Leia mais...

Ativistas picham igreja evangélica com desenho de pênis em apoio à Parada Gay: “Viva Traveco”

Os ativistas gays resolveram reagir às críticas feitas por lideranças cristãs às manifestações ocorridas na Parada Gay de São Paulo, no dia 07 de junho. Uma igreja em Niterói (RJ), foi pichada com ícones e frases de apologia ao homossexualismo.

A Igreja da Aliança foi vandalizada por ativistas gays na madrugada de sexta (12) para sábado, 13 de junho. O muro do templo foi pichado com um desenho de um órgão genital masculino e inscrições como “LGBT”, “Viva Traveco” e “#ditaduragay”.

Leia mais...

Perseguição religiosa tira a vida de 10 cristãos por dia em todo o mundo, diz Portas Abertas 

A perseguição religiosa contra cristãos, que praticamente é ignorada pelos grandes veículos de mídia, tira a vida de 10 fiéis todos os dias, de acordo com um relatório divulgado pela Missão Portas Abertas.

“A perseguição é todo tratamento injusto sofrido pelos cristãos por causa de sua fé. Não apenas a violação do direito de escolher sua religião, mas de discriminação”, resumiu a Portas Abertas no relatório, que aponta que 150 milhões de cristãos são perseguidos no planeta.

O site espanhol Te Interessa repercutiu o relatório da Missão Portas Abertas, e destacou que atualmente 332 cristãos morrem todos os meses por causa de sua fé em Jesus, o que representa uma média superior a 10 mortes todos os dias.

Leia mais...

Ministério Público pede que Justiça multe igreja em R$ 50 mil por causa de barulho em cultos 

O Ministério Público de Goiás quer que a Justiça multe a Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) da cidade de Catalão em R$ 50 mil por causa da poluição sonora causada pelos cultos no templo.

A iniciativa do promotor Roni Alvacir causou revolta aos fiéis, que no último domingo, 17 de maio, se reuniram em frente à sede do Ministério Público e fizeram um protesto com faixas, cartazes e um carro de som.

Leia mais...

Cristão é detido e condenado a pagar multa por distribuir folhetos evangelísticos 

Um evangelista foi preso e multado por distribuir folhetos com a mensagem bíblica nas ruas da cidade de Ahangaran, no Uzbequistão, acusado de “atividade missionária ilegal”.

Doniyor Akhmedov foi detido pela polícia no dia 16 de março logo após entregar um folheto evangelístico a um pedestre. Segundo informações da Missão Portas Abertas, o evangelista ficou 10 dias detidos na delegacia da cidade.

Leia mais...

No Paquistão, extremistas muçulmanos ateiam fogo a menino porque ele disse ser cristão 

Um menino de 15 anos de idade foi incendiado em Lahore, Paquistão na última sexta-feira, 10 de abril, por dois homens muçulmanos porque ele disse que era cristão.

Nauman Masih disse que os extremistas o questionaram sobre sua religião, e ao afirmar que era seguidor de Jesus Cristo, foi detido pelos homens. Ao tentar fugir, foi novamente capturado. Os homens jogaram querosene sobre ele e atearam fogo.

Um membro da Associação Cristã Paquistanesa disse ao Christian Today que o jovem estava treinando para ser um alfaiate, e no momento do ataque estava indo para a loja de seu tutor.

Os extremistas estavam mascarados no momento do ataque, e insultaram a mãe e irmãs do garoto antes de atearem fogo nele. No desespero, Nauman se jogou na areia para tentar apagar as chamas.

Leia mais...

Pastor é agredido fisicamente por padre durante pregação em praça pública 

 

Um pastor que realizava um “culto ao ar livre” com fiéis de sua denominação foi agredido e insultado por um padre, que acompanhado por seus paroquianos, interrompeu a ação evangelística.

O caso foi registrado em San Salvador, capital de El Salvador. O pastor Isaías Ayala, líder do ministério Vida e Graça, teve o microfone tomado pelo padre e jogado no chão. No momento em que a agressão aconteceu, o pastor falava sobre o poder do Evangelho.

Ayala conta que ele e os fiéis evangélicos estavam realizando o culto “com o propósito de ganhar almas e trazer as pessoas aos pés de Cristo”.

Leia mais...

Terroristas muçulmanos atacam universidade e matam 147 cristãos no domingo de páscoa 

 

Um novo atentado terrorista contra cristãos deixou 147 pessoas mortas no Quênia, no último domingo, 05 de abril. A autoria foi reivindicada pelo grupo extremista islâmico Al Shabaab.

O ataque foi realizado próximo à fronteira com a Somália, em uma universidade. Os terroristas entraram atirando no campus e fizeram professores e alunos reféns, antes de separá-los em grupos de muçulmanos e não-muçulmanos.

As agências de notícias internacionais informaram que imagens do massacre mostram corpos cobertos de sangue em uma sala da universidade. Ao ouvir os disparos, alguns estudantes tomaram a iniciativa de fugir. “Estávamos dormindo e ouvimos alguns tiros. Era um grupo em torno de cinco [terroristas] e as pessoas começaram a pular, correndo por suas vidas”, disse um estudante, que não quis se identificar, em entrevista à Reuters.

Leia mais...

Muçulmano se converte ao Evangelho e é expulso de casa: “Enquanto for cristão, não é nosso filho” 

Ao redor do mundo, muitos muçulmanos se convertem ao cristianismo depois de tomarem contato com a história do sacrifício de Jesus pelos pecados da humanidade. Porém, os que se decidem por seguir a Cristo, enfrentam perseguições das mais diversas, incluindo da família.

No Quirguistão, a história de Torgay (nome alterado por questões de segurança), 31 anos, se encaixa no perfil de cristãos que passaram a ser rejeitados pela família por abandonarem o islamismo.

Segundo informações da Missão Portas Abertas, Torgay é membro de uma Igrejas Batista no Quirguistão e enfrenta sérios problemas familiares. Três anos depois de ter se convertido ao Evangelho, ele resolveu compartilhar sobre sua fé aos vizinhos, que o acusaram de trair a religião de seus pais e tentaram agredi-lo como punição, porém ele conseguiu fugir.

Leia mais...

Extremistas islâmicos atacam igrejas no Paquistão e deixam 14 mortos e mais de 70 feridos

 

Cidade de LaHore, Paquistão

Atentados terroristas perpetrados contra cristãos por extremistas islâmicos no Paquistão deixaram 14 mortos e pelo menos 78 feridos no último domingo, 15 de março.

Na cidade de Lahore, os médicos do hospital local disseram que atenderam as vítimas dos atentados, e que a população se revoltou e matou dois suspeitos de serem militantes do talibã.

Os ataques foram feitos contra igrejas, em horário de culto, no bairro Youhanabad, reduto cristão da cidade onde vivem mais de 100 mil seguidores de Jesus Cristo.

Leia mais...

Estado Islâmico divulga vídeo da decapitação de cristãos egípcios e diz se tratar de um aviso 

O Estado Islâmico divulgou um vídeo anunciando a decapitação de um grupo de cristãos egípcios que haviam sido capturados semanas atrás.

O grupo de fiéis cristãos coptas aparece vestido com roupa laranja em uma praia de Trípoli, capital da Líbia. Ajoelhados, os reféns aparecem algemados com as mãos para trás e já decapitados pelos terroristas, vestidos de preto.

“Uma mensagem assinada com sangue para a nação da cruz”, diz o título do vídeo, que segundo o Estado Islâmico, seria uma mensagem aos “seguidores da hostil Igreja egípcia”.

Os homens que foram mortos pelo Estado Islâmico fariam parte de um grupo de 21 fiéis egípcios capturados há algumas semanas. O anúncio da captura foi feito através de uma publicação online dos terroristas, chamada “Dabiq”.

Leia mais...

Evangélicos mexicanos sofrem com perseguição de católicos e vivem exilados de suas aldeias 

Os cristãos evangélicos vêm sofrendo perseguição intensa no estado de Chiapas, sul do México. Em um dos casos mais emblemáticos, lideranças populares que professam a fé católica expulsaram os fiéis de suas aldeias.

O governo mexicano interveio na situação e negociou o retorno das famílias evangélicas para suas casas e terras, porém os líderes da aldeia em Chiapas não cumpriram sua parte no acordo e exigiram a conversão das 47 pessoas ao catolicismo ou o pagamento de uma multa.

O caso na aldeia Buenavista Bahuitz chamou a atenção da imprensa internacional porque se arrasta há quase três anos. Em 2012, os evangélicos foram expulsos e desde então, tentam sem sucesso retomar suas vidas em suas propriedades.

Leia mais...

Muçulmanos fazem planos de lançar emissora de TV e revista para crescer no Brasil 

A despeito das ações terroristas de grupos como Boko Haram e Estado Islâmico, os líderes muçulmanos no Brasil têm planos de expandir a religião no país e conquistar novos seguidores, incluindo a criação de uma revista e um canal de televisão.

Os planos fazem parte de um projeto de consolidação do islamismo em todas as regiões do mundo, e como o Brasil recebe muitos refugiados de países em áreas de conflito, como a Síria por exemplo, o crescimento do número de seguidores de Maomé é significativo.

Segundo informações do jornal Valor Econômico, os muçulmanos estimam que hoje existem aproximadamente 1,2 milhão de fiéis da religião no Brasil. O Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizado em 2010 estimava em apenas 35 mil o número de muçulmanos.

Leia mais...

Terror: Estado Islâmico convoca muçulmanos a perseguirem cristãos em todo o mundo

 

Mohammad al-Adnani, porta-voz do Estado Islâmico

Os extremistas do Estado Islâmico fizeram uma convocação aos muçulmanos de todo o mundo para que persigam os cristãos de forma ininterrupta. A mensagem, destinada aos simpatizantes do terrorismo religioso, foi entregue em tom de ameaça aos seguidores de Jesus Cristo.

Mohammad al-Adnani, porta-voz do grupo terrorista, disse que as ações perpetradas pelos muçulmanos nos países do Oriente Médio e em Paris, na França, são apenas o começo da perseguição.

Leia mais...

Novo atentado do Boko Haram termina com sequestro de mais de 100 mulheres e morte de dezenas de cristãos

 

Os ataques terroristas do Boko Haram começam a tomar contornos de genocídio na Nigéria. No último domingo, um novo atentado dos extremistas muçulmanos resultou na morte de 32 pessoas.

Segundo informações das agências de notícias internacionais, houve também o sequestro de mais de 100 pessoas na cidade de Gumsuri, de acordo com relatos de uma testemunha e duas fontes oficiais.

“Depois de matarem os nossos jovens, os rebeldes levaram as nossas mulheres e filhas”, afirmou Mukhtar Buba, sobrevivente do ataque em Gumsuri e refugiado em Maiduguri, capital do estado de Borno.

Leia mais...

Pastor Franklin Graham diz que cristãos “devem escolher o martírio” e nunca negar a fé em Jesus

 

Em tempos de perseguição extrema a cristãos, o pastor Franklin Graham afirmou que os seguidores de Jesus Cristo “devem escolher o martírio e não negar sua fé”.

Em entrevista ao The Kelly’s File, na Fox News, o pastor filho do evangelista Billy Graham afirmou que os cristãos do Iraque, Síria e outras partes do Oriente Médio são heróis da fé, e terminam sofrendo por recusarem a conversão ao islamismo.

“Os cristãos não são apenas um alvo, mas estão sendo massacrados. Mulheres geralmente são estupradas por soldados, os homens são executados/fuzilados na frente de suas famílias. Isso acontece todos os dias”, lamentou.

Franklin Graham, que é fundador da entidade Samaritan’sPurse, lembrou do caso do pastor SaeedAbedini, que está preso no Irã apenas por ser cristão.

Leia mais...

Jogador de futebol americano é cortado ao vivo em entrevista na TV ao falar de Jesus Cristo 

 

Uma entrevista concedida por um jogador de futebol americano à rede de notícias CNN motivou uma grande polêmica nos Estados Unidos depois que o atleta teve sua transmissão, supostamente, cortada ao vivo quando ele falava sobre Jesus Cristo.

Benjamin Watson, jogador do New Orleans Saints, concedeu uma entrevista ao vivo à apresentadora Brooke Baldwin na CNN sobre os protestos violentos em Ferguson e uma publicação que fez em sua página do Facebook sobre o tema do racismo. A transmissão foi cortada quando o jogador falava que a salvação para o “pecado” que está por trás do racismo e dos protestos é “o Evangelho”.

Leia mais...

Novo atentado do Boko Haram termina com sequestro de mais de 100 mulheres e morte de dezenas de cristãos 

Os ataques terroristas do Boko Haram começam a tomar contornos de genocídio na Nigéria. No último domingo, um novo atentado dos extremistas muçulmanos resultou na morte de 32 pessoas.

Segundo informações das agências de notícias internacionais, houve também o sequestro de mais de 100 pessoas na cidade de Gumsuri, de acordo com relatos de uma testemunha e duas fontes oficiais.

“Depois de matarem os nossos jovens, os rebeldes levaram as nossas mulheres e filhas”, afirmou Mukhtar Buba, sobrevivente do ataque em Gumsuri e refugiado em Maiduguri, capital do estado de Borno.

O governo nigeriano estima que, somente em 2014, o Boko Haram tenha matado mais de três mil pessoas, a maioria cristãos.

Leia mais...

Justiça define que “Sorocaba é do Senhor Jesus” e derruba medida que obrigava remoção de totem 

Um totem que declara a benção de Jesus Cristo sobre a cidade de Sorocaba (SP) tem sido motivo de uma disputa judicial entre ativistas ateus e evangélico há anos. Em março desse ano a Justiça havia ordenado a remoção do monumento, mas agora a medida foi derrubada em instância superior.

Os defensores da placa instalada em um dos acessos à cidade com a inscrição “Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo” recorreram ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) da decisão tomada pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) em março, que havia sido favorável ao Ministério Público, defensor da remoção do totem a pedido dos ativistas ateus.

O STJ determinou que a placa instalada há seis anos deve ser mantida em seu local de origem, pois não fere o princípio de laicidade do Estado. O desembargador Ricardo Dip, relator do processo, julgou improcedente o pedido, pois “a laicidade estatal não é fundamento para a práxis do ateísmo”.

Compartilhar

Leia mais...

Arábia Saudita aprova pena de morte para quem for pego com exemplares da Bíblia Sagrada 

A perseguição religiosa contra cristãos na Arábia Saudita ganhou contornos mais extremos com a promulgação de uma lei que prevê a pena de morte para quem portar uma Bíblia.

A medida, indireta, faz parte de uma série de mudanças na legislação do país, é uma forma de atender às exigências da Sharia, lei muçulmana que é usada pelos governantes da Arábia Saudita como inspiração para as leis civis.

A pena prevista para quem for pego com uma Bíblia Sagrada é a morte, de acordo com informações da missão Heart Cry (“clamor do coração”, em tradução livre).

A medida foi implementada quando o governo alterou a legislação da importação de drogas ilegais e incluiu um artigo sobre literatura, prevendo que “todas as publicações de outras crenças religiosas não islâmicas e que tragam prejuízo” devem ser combatidas.

Leia mais...

Ataque de extremistas do Boko Haram mata dezenas de cristãos em vilarejo na Nigéria 

Um novo ataque do grupo extremista islâmico Boko Haram a uma cidade de maioria cristã na Nigéria deixou várias pessoas mortas e diversos feridos.

O ataque aconteceu na cidade de Shani e os radicais usavam motos. Assim que chegaram à cidade, uma série de bombas foram lançadas contra as casas e diversos tiros foram disparados contra os moradores.

A agência Reuters informou que as forças militares não puderam quantificar o número de mortos pois a comunicação com a cidade havia sido cortada pelos extremistas do Boko Haram.

“Eles dirigiam motocicletas e eram mais de 30 homens. Começaram a jogar bombas nas casas, e então o Boko Haram disparou tiros contra as pessoas que fugiam”, disse Ishaya Brimah, morador de um vilarejo próximo em entrevista por telefone à Reuters.

Leia mais...