Comentando o Breve Catecismo de Westminster


PERGUNTA 21. Quem é o Redentor dos escolhidos de Deus?

Resposta O único redentor dos escolhidos de Deus é o Senhor Jesus Cristo que, sendo o eterno Filho de Deus, se fez homem, e assim foi e continua a ser Deus e homem em duas naturezas distintas, e uma só pessoa, para sempre. Ref. 1Tm 2.5; Jo 1.14; Rm 9.5; Cl 2.9; Hb 13.8.

Nosso Comentário:  Essa pergunta do Breve Catecismo e a consequente resposta enfocam a questão da solução apresentada por Deus para o drama do pecado e miséria do homem.

Leia mais...

     Comentando o Breve Catecismo de Westminster

PERGUNTA 20. Deixou Deus todo o gênero humano perecer no estado de pecado e miséria?

Resposta Tendo Deus, unicamente pela sua boa vontade desde toda a eternidade, escolhido alguns para a vida eterna, entrou com eles em um pacto de graça, para os livrar do estado de pecado e miséria, e trazer a um estado de salvação por meio de um Redentor. Ref. Ef 1.4; Tt 1.2; 3.4-7; Jo 17.6.

Nosso Comentário: Por ocasião da queda, o homem e os seus descendentes ficaram num estado de pecado e miséria, mas Deus graciosamente fez com eles um pacto de graça, através de nosso Senhor Jesus Cristo, pacto esse sinalizado com a promessa que da semente da mulher, nasceria aquele que esmagaria a cabeça da serpente (Gn 3.15).

Leia mais...

     Comentando o Breve Catecismo de Westminster

PERGUNTA 16. Caiu todo o gênero humano pela primeira transgressão de Adão?

Resposta: Visto que o pacto foi feito com Adão não só para ele, mas também para sua posteridade, todo gênero humano que dele procede por geração ordinária, pecou nele e caiu com ele na sua primeira transgressão. Ref. Gn 1.28; At 17.26; 1Co 15.21-22; Rm 5.12-14.

Nosso Comentário: A pergunta 16 do Breve Catecismo indaga sobre uma importante questão no programa redentor que é a propagação do pecado por toda a descendência de Adão...

Leia mais...

Comentando o Breve Catecismo de Westminster

PERGUNTA 19. Qual é a miséria do estado em que o homem caiu?

Resposta: Todo o gênero humano pela sua queda perdeu comunhão com Deus, está debaixo da sua ira e maldição, e assim sujeito a todas as misérias nesta vida, à morte e às penas do Inferno para sempre. Ref. Gn 3.8, 24; Ef 2.3; Rm 6.23; Mt 25.41-46.

Nosso Comentário: Quando aconteceu a queda do homem no Éden, a sentença de morte proferida por Deus, atingiu o homem fazendo com que ele perdesse a comunhão com Deus, ficasse sob a ira divina, e ficasse também vulnerável a toda a espécie de males, e condenado ao inferno para sofrer eternamente.

Leia mais...

 Comentando o Breve Catecismo de Westminster

PERGUNTA 15. Qual foi o pecado pelo qual nossos primeiros pais caíram do estado em que foram criados?

Resposta: O pecado pelo qual nossos primeiros pais caíram do estado em que foram criados foi o comerem do fruto proibido. Ref. Gn 3.12-13; Os 6.7.

Nosso Comentário: Quando Deus criou o homem o colocou no jardim do Éden, um lugar paradisíaco, com tudo o que o homem e a mulher precisavam para viver uma vida feliz, mas o melhor de tudo era a presença de Deus naquele local, todos os dias na sua viração...

Leia mais...

     Comentando o Breve Catecismo de Westminster

PERGUNTA 18. Em que consiste o estado de pecado em que o homem caiu?

Resposta O estado de pecado em que o homem caiu consiste na culpa do primeiro pecado de Adão, na falta de retidão original e na corrupção de toda a sua natureza, o que ordinariamente de chama Pecado Original, juntamente com todas as transgressões atuais que procedem dele. Ref. Rm 5.18-19; Ef 2.1-3; Rm 8.7-8; Sl 51.5.

Nosso Comentário: O estado de pecado que  envolveu o homem na queda, revela que ele tornou-se culpado diante de Deus pela desobediência consciente ao mandado divino.

Leia mais...

Comentando o Breve Catecismo de Westminster

PERGUNTA 14. Que é pecado?

Resposta: Pecado é qualquer falta de conformidade com a lei de Deus, ou qualquer transgressão desta lei. Ref. Tg 2.10; 4.17; 1 Jo 3.4.

Leia mais...

     Comentando o Breve Catecismo de Westminster

PERGUNTA 17. Qual foi o estado a que a queda reduziu o gênero humano?

Resposta A queda reduziu o gênero humano a um estado de pecado e miséria. Ref. Rm 3.23; 5.12.

Nosso Comentário: a pergunta e a resposta acima nos mostram a questão do pecado e suas consequências. O homem que fora criado por Deus a sua imagem e semelhança a partir da queda perdeu o seu estado de santidade em que fora criado...

Leia mais...

     Comentando o Breve Catecismo de Westminster

PERGUNTA 13. Conservaram-se nossos primeiros pais no estado em que foram criados?

Resposta: Nossos primeiros pais, sendo deixados à liberdade da sua própria vontade, caíram do estado em que foram criados, pecando contra Deus. Ref. Rm 5.12; Gn 3.6.

Nosso Comentário: Nossos primeiros pais não conseguiram cumprir a aliança que Deus fizera com eles. A Bíblia relata o fato assim: uma serpente aproveitando que Eva estava só, sem a presença do seu marido, entabulou uma conversa com ela sobre a questão da proibição feita por Deus do homem comer do fruto da arvore do conhecimento do bem e do mal...

Leia mais...