Comentando o Breve Catecismo de Westminster


PERGUNTA 33. Que é justificação?

Resposta: Justificação é um ato da livre graça de Deus, no qual Ele perdoa todos os nossos pecados, e nos aceita como justos diante de Si, somente por causa da justiça de Cristo a nós imputada, e recebida só pela fé. Ref. Ef 1.7; 2Co 5.21; Rm 4.6; 5.18; Gl 2.16.

Nosso Comentário: na resposta à pergunta anterior do Breve Catecismo, são identificadas algumas das bênçãos que acompanham a vida daquela pessoa eficazmente chamada pelo Espirito Santo para pertencer a Cristo, dentre elas a benção da justificação.

Leia mais...

Comentando o Breve Catecismo de Westminster


PERGUNTA 32. Que bênçãos gozam nesta vida aqueles que são eficazmente chamados?

Resposta: Aqueles que são eficazmente chamados, gozam, nesta vida, da justificação, adoção e santificação, e das diversas bênçãos que acompanham estas graças ou delas procedem. Ref. Rm 8.30; Ef 1.5; 1Co 1.30.

Nosso Comentário: na pergunta 32 do Breve Catecismo a questão enfocada são as bênçãos espirituais que acompanham a fé em Cristo. Escrevendo aos efésios Paulo disse que Deus já abençoou o crente em Cristo com toda a sorte de bênçãos espirituais (Ef 1.3).

Leia mais...

 Comentando o Breve Catecismo de Westminster


PERGUNTA 28. Em que consiste a exaltação de Cristo?

Resposta: A exaltação de Cristo consiste em Ele ressurgir dos mortos no terceiro dia; em subir ao Céu e estar sentado à mão direita de Deus Pai, e em vir para julgar o mundo no último dia. Ref. 1Co 15.4; Ef 1.20-21; At 17.31.

Nosso Comentário: no artigo anterior do Breve Catecismo tratou-se do Estado de Humilhação de Cristo, ou seja, da encarnação do Verbo, dos sofrimentos de Cristo, da morte e do sepultamento do Senhor Jesus Cristo. Nesta questão, o enfoque é dado no Estado de Exaltação de Cristo, que se compõe das seguintes etapas: a ressurreição de Cristo, a ascensão do Senhor, a entronização de Cristo e a Segunda Vinda do Senhor e o consequente desdobramento.

Leia mais...

Comentando o Breve Catecismo de Westminster

PERGUNTA 31. Que é vocação eficaz?

Resposta: Vocação eficaz é a obra do Espírito Santo, pela qual, convencendo-nos do nosso pecado, e da nossa miséria, iluminando nossos entendimentos pelo conhecimento de Cristo, e renovando a nossa vontade, nos persuade e habilita a abraçar Jesus Cristo, que nos é oferecido de graça no Evangelho. Ref. 1Ts 2.13; At 2.37; 26.18; Ez 36.25-27; 2Tm 1.9; Fp 2.13; Jo 6.37, 44-45.

Nosso Comentário: o Senhor Jesus Cristo na cruz realizou a grande obra redentora, que foi autenticada pela sua gloriosa ressurreição. A Igreja recebeu do Seu Senhor a comissão para pregar o Evangelho a todas as pessoas no mundo inteiro.

Leia mais...

 Comentando o Breve Catecismo de Westminster


PERGUNTA 27. Em que consistiu a humilhação de Cristo?

Resposta: A humilhação de Cristo consistiu em Ele nascer, e isso em condição baixa, feito sujeito à lei; em sofrer as misérias desta vida, a ira de Deus e amaldiçoada morte na cruz; em ser sepultado, e permanecer debaixo do poder da morte durante certo tempo. Ref. Lc 2.7; Fp 2.6-8; Gl 4.4; 3.13; Is 53.3; Mt 27.43; 1Co 15.3-4.

Nosso Comentário: no estudo da Cristologia encontramos os Estados de Cristo (Estado de Humilhação e Estado de Exaltação). A pergunta em questão trata do estado de Humilhação de Cristo. Nesse estado é enfocada a vida de Jesus como homem, ou seja, a Sua encarnação, os seus sofrimentos, a sua morte e o seu sepultamento.

Leia mais...

Comentando o Breve Catecismo de Westminster


PERGUNTA 30. Como nos aplica o Espírito a redenção adquirida por Cristo?

Resposta: O Espírito aplica-nos a redenção adquirida por Cristo, operando em nós a fé, e unindo-nos a Cristo por meio dela em nossa vocação eficaz. Ref. Gl 2.20; Ef 2.8; 1Co 12.12-13.

Nosso Comentário: o Senhor Jesus Cristo na cruz realizou a grande obra redentora, que foi autenticada pela sua gloriosa ressurreição. A ordem do Senhor é que o Evangelho seja anunciado a todas as pessoas no mundo inteiro.

Leia mais...

 Comentando o Breve Catecismo de Westminster

PERGUNTA 26. Como exerce Cristo as funções de rei?

Resposta: Cristo exerce as funções de rei, sujeitando-nos a si mesmo, governando-nos e protegendo-nos, contendo e subjugando todos os seus e os nossos inimigos. Ref. Sl 110.3; At 2.36; 18.9-10; Is 9.6-7; 1Co 15.26-27.

Nosso Comentário: Deus graciosamente fez uma aliança com Davi, rei de Israel. A ocasião dessa aliança foi quando Davi intencionou construir um templo para Deus em Jerusalém, mas Deus não o permitiu, cabendo isso ao seu filho e sucessor Salomão. Nessa ocasião, Deus disse que o reino da casa de Davi, seria um reino com dimensão eterna. (2 Sm 7.8-17; 1 Cr 17.7-15).

Leia mais...

Comentando o Breve Catecismo de Westminster

PERGUNTA 29. Como nos tornamos participantes da redenção adquirida por Cristo?

Resposta: Tornamo-nos participantes da redenção adquirida por Cristo pela eficaz aplicação dela a nós pelo Seu Santo Espírito. Ref. Jo 1.12; 3.5-6; Tt 3.5-6.

Nosso Comentário: O Evangelho está alicerçado em dois fatos históricos bem definidos: a morte e a ressurreição de Cristo. Essa mensagem de boas novas é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crer. Sabemos pela Bíblia Sagrada que a culpa do pecado de Adão foi imputada a sua descendência de tal maneira que que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Rm 3.23).

Leia mais...

 Comentando o Breve Catecismo de Westminster


PERGUNTA 25. Como exerce Cristo as funções de sacerdote?

Resposta: Cristo exerce as funções de sacerdote, oferecendo-se a si mesmo uma vez em sacrifício, para satisfazer a justiça divina, reconciliar-nos com Deus e fazendo contínua intercessão por nós. Ref. Hb 9.28; Rm 3.24-26; 10.4; Hb 2.17; 7.25; Is 53.12.

Nosso Comentário: No judaísmo antigo encontramos uma categoria de pessoas que foi constituída por Deus como sacerdotes – os levitas da casa de Arão. Eles eram encarregados de oferecer os sacrifícios no santuário, intercedendo pelo povo de Deus.

Leia mais...