Comentando Atos dos Apóstolos

A descida do Espirito Santo (At 2.1-13)

O Senhor Jesus tinha dito aos Seus apóstolos, depois de ressurreto, que dali a pouco dias, derramaria o Espirito Santo sobre a Sua Igreja. Entre a Páscoa e o Pentecostes completaram-se cinquenta dias. Jesus depois de ressurreto passou quarenta dias com os seus e depois ascendeu aos Céus, então a espera entre a promessa de Jesus e o acontecimento em Pentecostes foram dez dias.

Leia mais...

Comentando Atos dos Apóstolos

A escolha de Matias (Atos 1.15-26)

O Senhor Jesus, escolheu doze homens (Mc 3.13) a quem chamou de apóstolos (Lc 6.13), que significa enviado, para dar continuidade ao ministério de pregação do Evangelho e do ensino da Palavra de Deus. Dentre esses homens um O traiu (Judas Iscariotes) e se suicidou, abrindo uma laguna no colégio apostólico.  Com o episódio da vida de Judas cumpriram-se duas profecias de Davi sobre o assunto (Sl 69.25; 109.8).

Leia mais...

Comentando Atos dos Apóstolos

    Atos dos Apóstolos é o livro histórico do N.T. Ele foi escrito por Lucas autor do Evangelho de Lucas, sendo Atos uma continuação do relato histórico da obra que o Senhor Jesus viera realizar neste mundo. Lucas, companheiro de Paulo em duas viagens  missionárias, escreveu Atos para fornecer a Teófilo, o mesmo destinatário do Evangelho de Lucas, o registro do começo da Igreja, a partir do dia de Pentecostes em Jerusalém e o seu crescimento em Israel e sua expansão pelo mundo gentílico, durante trinta anos.

Leia mais...

Comentando Atos dos Apóstolos

Introdução. A ascensão de Jesus (At 1.1-14)

O livro de Atos começa com a informação do autor de que o livro que escreveu é  o segundo destinado a um irmão chamado Teófilo. Lucas no início do livro faz referência a ressurreição de Cristo e suas aparições durante os quarenta dias que ficou com a sua igreja antes de Sua  ascensão. Lucas também informa da promessa do derramamento do Espírito sobre os discípulos concedo-lhes poder espiritual para testificar do Evangelho no mundo inteiro. Depois disso, Lucas fala sobre a ascensão do Senhor. (At 1.9).

Leia mais...