Comentando Atos dos Apóstolos

    Os enviados de Cornélio chegam a Jope (At 10.17-22)

Nessa seção vemos que Pedro, perplexo com a visão que tivera, com o seu significado, recebeu a visita de dois homens enviados pelo centurião Cornélio a mando de Deus. Nesse interim, o Espírito Santo falou aos ouvidos de Pedro que os homens que estava a sua porta tinham sido enviados por Ele. “Enquanto meditava Pedro acerca da visão, disse-lhe o Espírito: Estão aí dois homens que te procuram; levanta-te, pois, desce e vai com eles, nada duvidando; porque eu os enviei” At 10.19,20.

Leia mais...

Comentando Atos dos Apóstolos

Pedro tem uma visão (At 10.9-16)

No texto anterior, vimos que Deus graciosamente mandara um anjo ao centurião Cornélio para informar-lhe que as suas orações e esmolas eram conhecidas do Céu, e que mandasse chamar o apóstolo Pedro que lhe pregaria o Evangelho, que salvaria a sua alma. No dia seguinte, Deus dera uma visão espiritual a Pedro em Jope quando ele estava orando. “então, viu o céu aberto e descendo um objeto como se fosse um grande lençol, o qual era baixado à terra pelas quatro pontas, contendo toda sorte de quadrúpedes, répteis da terra e aves do céu. E ouviu-se uma voz que se dirigia a ele: Levanta-te, Pedro! Mata e come” At 10.11-13.

Leia mais...

Comentando Atos dos Apóstolos

A igreja cresce (At 9.31)

A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número”. Depois de relatar a fuga de Saulo de Jerusalém, devido a oposição dos helenistas e da decisão que tomaram de matá-lo, o escritor de Atos nos revela a maneira como viviam as igrejas locais espalhadas em Israel na época. Essas igrejas viviam em paz, eram edificadas, se multiplicavam e andavam no temor e na consolação do Espirito Santo.

Leia mais...

 Comentando Atos dos Apóstolos

O centurião Cornélio (Atos 10.1-8)

O capitulo 10 de Atos dos Apóstolos começa falando sobre um homem gentio, romano, centurião de um segmento do exército romano conhecido por coorte  (seiscentos soldados) Italiana, sediada em Cesaréia, território israelita.  Esse homem, segundo o texto em apreço, era piedoso, temente a Deus com toda a sua casa, caridoso e que de continuo orava a Deus. Talvez fosse um prosélito pelo menos de coração, já que os romanos eram politeísta. Cornélio num de seus momentos de oração, à tarde, teve uma visão de um anjo que fora enviado por Deus para instrui-lo o que deveria fazer para conhecer o Evangelho de Cristo. Primeiramente, o anjo lhe dissera que as orações e esmolas de Cornélio eram do conhecimento de Deus. “Esse homem observou claramente durante uma visão, cerca da hora nona do dia, um anjo de Deus que se aproximou dele e lhe disse: Cornélio! Este, fixando nele os olhos e possuído de temor, perguntou: Que é, Senhor?

Leia mais...

Comentando Atos dos Apóstolos

Saulo em Jerusalém e em Tarso (At 9.26-30)

Depois de fugir de Damasco às pressas, devido ao risco de perder a vida por causa da decisão dos da sinagoga daquela cidade de matá-lo, Saulo fugiu para Jerusalém. Naquela cidade procurou ajuntar-se à Igreja, mas os irmãos o temiam, não acreditando que fosse um cristão. Graças à intervenção de Barnabé, um dos conceituadíssimo líder daquela comunidade evangélica, que interveio e o apresentou aos apóstolos de Cristo agora como irmão caríssimo no Senhor, que inclusive testemunhara corajosamente da fé em Cristo em Damasco, a restrição cessou. Tirado o temor do coração dos irmãos, Saulo na liberdade do Espirito, entrava e saia (nas sinagogas? Nas casas? Na Igreja?) pregando o Evangelho. “Estava com eles em Jerusalém, entrando e saindo, pregando ousadamente em nome do Senhor” At 9.28.

Leia mais...

Comentando Atos dos Apóstolos

A Ressurreição de Dorcas (At 9.36-43)

Depois do episódio da cura do paralitico Enéias, realizada por Pedro em nome de Jesus, acontecido na cidade de Lida, o texto em apreço relata outro significativo episódio. Na cidade de Jope que ficava próximo a Lida, havia uma mulher cristã piedosa chamada Dorcas (grego) e conhecida também pelo nome de Tabita (aramaico), ambos significando, carinhosamente, gazela. Dorcas se notabilizara fazendo caridade as irmãs da Igreja. “Havia em Jope uma discípula por nome Tabita, nome este que, traduzido, quer dizer Dorcas; era ela notável pelas boas obras e esmolas que fazia” At 9.36. Aconteceu que Dorcas adoecera e morrera. Os irmãos da Igreja em Jope sabendo que o apostolo Pedro se encontrava em Lida o chamaram com urgência, enquanto faziam os preparativos para o sepultamento.

Leia mais...

Comentando Atos dos Apóstolos

Saulo prega em Damasco (At 9.20-25)

Saulo de Tarso, depois de convertido a Cristo e de ser cheio do Espirito Santo e de ter sido batizado, começou a pregar nas sinagogas de Damasco afirmando que Jesus Cristo era o Filho de Deus, ou seja, que Jesus era o Deus Filho, já anunciando num ambiente judaico que a Deidade não se compunha de uma só pessoa como pensavam os israelitas. Os que ouviam a Saulo, no início, ficaram perplexos devido ao seu passado recente de perseguidor dos seguidores de Cristo.

Leia mais...

Comentando Atos dos Apóstolos

A Cura de Enéias (At 9.32-35)

 “Passando Pedro por toda parte, desceu também aos santos que habitavam em Lida. Encontrou ali certo homem, chamado Enéias, que havia oito anos jazia de cama, pois era paralítico. Disse-lhe Pedro: Enéias, Jesus Cristo te cura! Levanta-te e arruma o teu leito. Ele, imediatamente, se levantou. Viram-no todos os habitantes de Lida e Sarona, os quais se converteram ao Senhor”.

Leia mais...

Comentando Atos dos Apóstolos

A Visita de Ananias (At 9.10-19; 22.12-16)

Depois de ter sido alcançado pela graça de Deus na estrada de Damasco, Saulo foi levado cego para aquela cidade da Síria, e lá ficou hospedado na rua chamada Direita na casa de Judas, e ficou três dias sem comer nem beber. Nesse interim, o Senhor numa visão convocou o seu discípulo chamado Ananias para ministrar uma benção especifica na vida de Saulo. “Ora, havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. Disse-lhe o Senhor numa visão: Ananias! Ao que respondeu: Eis-me aqui, Senhor! Então, o Senhor lhe ordenou: Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando”.

Leia mais...