A decisão judicial que suspendeu um show gospel no réveillon do Rio de Janeiro este ano continua gerando polêmica, visto que muitos juristas interpretaram a determinação como um ato de discriminação contra à fé cristã, já que canções que fazem “exaltação aos Orixás” fazem parte da programação.
O show gospel no réveillon do Rio seria realizado pela cantora Anayle Sullivan, até que o Tribunal de Justiça do estado determinou a suspensão da apresentação, segundo a juíza Ana Cecília Argueso Gomes de Almeida, por violar o princípio da “laicidade”.
“Em respeito aos princípios constitucionais da laicidade do Estado e da garantia da liberdade religiosa, que determinam ‘a promoção da tolerância e do respeito mútuo entre os adeptos de diferentes concepções religiosas e não religiosas, de modo a prevenir a discriminação e assegurar o pluralismo religioso´, concedo a tutela de urgência requerida para determinar a suspensão da realização do show religioso gospel da cantora Anayle Sullivan ou de qualquer outro cantor ou grupo religioso na festa de Réveillon de Copacabana”, diz um trecho da decisão.
Um dos efeitos do crescimento exponencial dos evangélicos entre os anos 2000 e 2010 é um movimento de migração de fiéis que, depois de um tempo em denominações pentecostais ou neopentecostais, terminam por buscar uma congregação ligada às igrejas reformadas, principalmente Presbiteriana e Batista e Congregacional(¹).
Há um ano, o reverendo Augustus Nicodemus Lopes, ligado à Igreja Presbiteriana, usou as redes sociais para alertar os irmãos na fé pertencentes aos quadros de igrejas reformadas sobre a migração de fiéis ligados às denominações pentecostais e neopentecostais.
Na ocasião, Nicodemus afirmou que “os reformados precisam se preparar para receber as centenas e centenas de irmãos pentecostais e neopentecostais que descobriram a fé reformada pela internet e estão vindo cheios de expectativa e esperança para as suas igrejas”, e acrescentou que “a desilusão deles será grande” caso não exista um esforço em acomodar esse rebanho.
A declaração de Augustus Nicodemus não foi bem recebida pelos pastores ligados às igrejas pentecostais – em especial da Assembleia de Deus, principal denominação desta tradição doutrinária – e a repercussão foi ampla nas redes sociais.
Um novo capítulo da polêmica envolvendo o Especial de Natal do Porta dos Fundos na Netflix surgiu após um grupo atirar coquetéis molotov contra a sede da produtora, no bairro Humaitá, Rio de Janeiro (RJ). No Twitter, o pastor Yago Martins criticou os excessos da parte de quem se ofendeu com o filme A Primeira Tentação de Cristo a ponto de praticar um atentado.
No final da madrugada da última terça-feira, 24 de dezembro, três pessoas em dois veículos atiraram duas garrafas de coquetel molotov contra a sede do Porta dos Fundos. O segurança que estava no local conseguiu conter as chamas, e as câmeras de segurança podem ter captado imagens que ajude a Polícia Civil a identificar os responsáveis.
De acordo com informações do jornal Extra, a 10ª DP (Botafogo) está investigando o caso, e os policiais também buscarão outras imagens na região para facilitar a identificação dos envolvidos, através das placas dos carros usados na ação.
Ao longo da última quarta-feira, 25 de dezembro, um vídeo do grupo identificado como “Comando de Insurgência Popular Nacionalista da Grande Família Integralista Brasileira” trouxe o depoimento de líderes que assumem a autoria do ataque à sede do Porta dos Fundos.
“Nós, do Comando de Insurgência Popular Nacionalista da Grande Família Integralista Brasileira, reivindicamos a ação direta revolucionária que buscou justiçar os anseios de todo povo brasileiro contra a atitude blasfema, burguesa e antipatriótica que o grupo de militantes marxistas culturais Porta dos Fundos tomou quando produziu seu Especial de Natal a mando da mega-corporação bilionária Netflix, deixando claro para todo o povo brasileiro mais uma vez como o grande capital anda de mãos dadas”, diz trecho do vídeo, que circula nas diferentes plataformas de streaming.
Dentre as festas de final de ano o Natal ocupa papel preponderante, e deve ser assim porque o Natal fala do nascimento de nosso Senhor Jesus Cristo, da sua vinda a este mundo para salvar os pecadores perdidos. Infelizmente, fora do circuito cristão, pouca compreensão há desse extraordinário acontecimento.
No mundo consumista em que vivemos, mesmo dentro do circuito cristão evangélico, o Natal tem perdido o seu verdadeiro significado, que foi substituído pela troca de presentes, pelas festas, jantares, almoços, etc. Nada contra esse momento em que as pessoas se desdobram em gentilezas e generosidades, apenas lamentamos que essa visão seja colocada como prioridade na vida daqueles que professam a fé em Jesus Cristo. Mas graças a Deus que os verdadeiros crentes em Cristo não têm perdido de vista a preciosidade da mensagem natalina, pois, eles estão em contato permanente com as Sagradas Escrituras, que sempre sinalizam o verdadeiro curso da vida cristã. Nesta reflexão iremos nos reportar as origens do Natal baseada na Bíblia Sagrada e no que ele veio nos proporcionar.
PERGUNTA 35. Que é santificação?
RESPOSTA: É a obra da livre graça de Deus, pela qual somos renovados em todo o nosso ser, segundo a imagem de Deus, e habilitados a morrer cada vez mais para o pecado e a viver para a retidão. Ref. 1Pe 1.2; Ef 4.20-24; Rm 6.6; 12.1-2.
Nosso Comentário: Outra bênção que acompanha a pessoa eficazmente chamada é a santificação. Santificação é uma obra de purificação produzida pelo Espirito Santo na vida da pessoa que crer em Jesus Cristo. Essa purificação é feita pelo poder do sangue de Cristo derramado na cruz. Essa obra tem duas facetas. Uma, no ato da conversão a Cristo, quando todos pecados pregresso da pessoa são perdoados e seu coração purificado. É o que se chama em Teologia de Santificação Posicional.