PERGUNTA 41. Onde está a lei moral resumidamente compreendida?
Resposta: A lei moral está resumidamente compreendida nos dez mandamentos. Ref. Dt 10.4; Mt 19.17-19.
Nosso Comentário: Dissemos no comentário da pergunta 40 que o Decálogo, os Dez Mandamentos, é um resumo da Lei Moral de Deus dada ao homem. Dissemos também que os quatro primeiros mandamentos legislam a relação do homem com Deus e os seis restantes legislam a relação do homem com o seu semelhante. São esses os dez mandamentos da lei de Deus, conforme Êxodo 20:
Depois do episódio da cura do paralitico Enéias, realizada por Pedro em nome de Jesus, acontecido na cidade de Lida, o texto em apreço relata outro significativo episódio. Na cidade de Jope que ficava próximo a Lida, havia uma mulher cristã piedosa chamada Dorcas (grego) e conhecida também pelo nome de Tabita (aramaico), ambos significando, carinhosamente, gazela. Dorcas se notabilizara fazendo caridade as irmãs da Igreja. “Havia em Jope uma discípula por nome Tabita, nome este que, traduzido, quer dizer Dorcas; era ela notável pelas boas obras e esmolas que fazia” At 9.36. Aconteceu que Dorcas adoecera e morrera. Os irmãos da Igreja em Jope sabendo que o apostolo Pedro se encontrava em Lida o chamaram com urgência, enquanto faziam os preparativos para o sepultamento.
PERGUNTA 40. Que revelou Deus primeiramente ao homem para regra de sua obediência?
Resposta: A regra que Deus revelou primeiramente ao homem para sua obediência foi a lei moral. Ref. Rm 2.14-15.
Nosso Comentário: No Sinai quando Israel se aquartelou após sair do Egito, Deus revelou-se ao Seu povo e o orientou, através de Moisés, a construir o tabernáculo, a instituir o sacerdócio arônico, a organizar o exército, e entregou a Lei para ser observada pela nação na terra de Canaã. Essa Lei tinha três partes, a saber: a Lei Civil, a Cerimonial e a Lei Moral.
Uma iniciativa que começou dentro de uma faculdade, mas que rapidamente se espalhou por uma das principais avenidas do País, a Avenida Paulista, em São Paulo. Se trata de um movimento evangelístico organizado pela Igreja One, fundada pelo pastor Alessandro Vilas Boas.
Em São Paulo, no entanto, quem lidera a denominação é o pastor Gabriel Cantarino, que encabeça um culto de oração realizado toda primeira quarta-feira do mês. Ele iniciou o seu ministério evangelístico na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 2010.
O renomado escritor, pastor e conferencista Max Lucado tratou de um assunto que interesse a muitos, especialmente pela quantidade de dúvidas que pairam na mente das pessoas, incluindo os próprios cristãos. Se trata do problema do sofrimento.
Lucado falou para o Podcast e Newsletter da Greenelines, onde respondeu a seguinte pergunta: “Por que o Cristianismo e o que há de tão diferente em Jesus?”. Em outras palavras, o pastor teve que responder o que difere a fé cristã de outras crenças religiosas.
“O Cristianismo é Cristo, a pessoa de Cristo, a expressão de Cristo”, disse Lucado ao Dr. Steve Greene. Com tal resposta, Lucado quis dizer que Jesus foi/é uma pessoa real, e não um personagem mítico criado pelos humanos, frutos de lendas antigas ou mesmo de experiências místicas.