O homem foi criado por Deus para viver neste mundo e na eternidade para a Sua glória e para o Seu louvor.
Deus, segundo a sua Palavra determinou que o homem tributasse a Ele a honra e glória que lhes são devidas. “Dai ao SENHOR, ó famílias dos povos, dai ao SENHOR glória e força. Dai ao SENHOR a glória devida ao seu nome; trazei oferenda, e entrai nos seus átrios. Adorai ao SENHOR na beleza da santidade; tremei diante dele toda a terra” Sl 96.7-9.
Se cultuar a Deus é uma obrigação do homem, mui especialmente do homem redimido, salvo pelos méritos de Cristo, as reuniões da Igrejas programadas para cultuar a Deus se revestem de especial importância. Deus prometeu se fazer presente nas reuniões agendadas pelo Seu povo. “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” Mt 18.20.
No seu programa eterno, Deus determinou que aqueles que cressem no Seu Filho Jesus Cristo recebessem o dom do Espírito Santo. “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; ...” Jo 7.38,39. “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa” Ef 1.13. “Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.” 1 Co 12.13.
O mundo vive em estado desesperador. O Diabo tem operado com grande intensidade agitando as massas e envolvendo-as em conflitos e mais conflitos. As nações vivem em polvorosa preparando-se e armando-se para possíveis conflitos militares. O pecado, o grande mal da humanidade, tem solapado as vidas terrivelmente, agrilhoando-as e destruindo-as. A Igreja de Cristo está como que incapacitada de enfrentar e vencer o Diabo, e modificar o panorama nacional ou mesmo regional. É desolador o estado espiritual da nação em que vivemos. A imoralidade tem proliferado de maneira espantosa. As nossas literaturas tornam-se, cada dia, mais licenciosas e pornográficas. São densas as trevas que envolvem a nossa Pátria. Os falsos mestres têm sido usados pelo Diabo como poderosos instrumentos para desviar o povo das verdades da Santa Palavra de Deus, e da graça redentora de nosso Senhor Jesus Cristo.
No Evangelho de João encontramos um relato sobre um homem chamado Natanael, que fora levado por Felipe, um dos discípulos do Senhor, para se encontrar com o Senhor Jesus. Quando Natanael se aproximou de Jesus, o Senhor fez a revelação de uma faceta do caráter daquele homem – um verdadeiro israelita em que não havia dolo. Quando Jesus disse aquilo, Natanael admirou-se muito e lhe perguntou donde o conhecia. Jesus respondeu que o vira debaixo de uma figueira. Essa poderosa revelação quebrantou o coração daquele homem que fez de imediato a sua profissão de fé. “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel” Jo 1.49.
Segundo o Dicionário Mini Aurélio, prioridade é, dentre outras coisas, “Qualidade do que é ou de quem é o primeiro; Precedência dada a alguém, com preterição de outrem”.
Quando o Senhor Jesus, no Sermão do Monte, tratou sobre a ansiedade pelo suprimento das necessidades materiais do ser humano, disse estas célebres palavras: “Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Mt 6.33. Com estas palavras, o Senhor estabeleceu o princípio da prioridade número um para as coisas do Reino de Deus.