Na carta aos Gálatas, o apóstolo Paulo manifestou a sua preocupação porque aqueles amados irmãos estavam passando da simplicidade do Evangelho de Cristo para outro evangelho, baseado na observância da lei cerimonial judaica, que tinha caducado com o advento de Cristo. (Gl 1.6,7; 4.10,11). Na segunda carta aos Coríntios (2 Co 11.3) Paulo também manifestou a sua preocupação de que os irmãos daquela igreja fossem seduzidos pelo diabo e se afastassem da simplicidade que há em Cristo Jesus “Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo”. Em 2 Co 12.20, o apóstolo manifestou também o seu receio de que aqueles irmãos, seduzidos pelas astúcias do diabo, não estivessem andando conforme a pureza do Evangelho.
Nós pastores também temos preocupação com o rebanho do Senhor. Particularmente, nós receamos de que muitos de nossos irmãos em Cristo estejam sendo seduzidos pelo diabo em algumas áreas da vida, senão vejamos:
Temos observado no meio do povo de Deus um fenômeno interessante, que é a facilidade com que, irmãos, pessoas que professam a fé em Cristo mudam de Igreja, inclusive já existe um bocado deles que não é filiado a nenhuma igreja evangélica, querem ser crentes carreira solo, sem pastoreio e sem responsabilidade no reino de Deus. São os desigrejados. Parece-nos que para esses irmãos falta uma visão real do programa de Deus para o seu povo, que é que uma vez convertido a Cristo se reúnam e formem comunidades evangélicas sólidas, criem raízes, para cumprir a missão que o Senhor destinou para a sua Igreja que é cultuar a Deus, promover o crescimento espiritual uns dos outros, pregar o Evangelho e cuidar dos necessitados, especialmente dos domésticos da fé.
No evangelho de Lucas (Lc 10.38-42) encontramos um incidente no ministério público do Senhor Jesus que, com certeza, traz importantes lições para a igreja da atualidade.
O Senhor Jesus em suas andanças pela Judéia entrou, em certa ocasião, na casa de Lázaro que tinha como irmãs Marta e Maria. O texto sagrado diz que, quando Jesus entrou naquela residência, Maria aproximou-se dele e se assentou aos seus pés para ouvir a Palavra de Deus, enquanto Marta, preocupada com os afazeres domésticos, estava perdendo a grande oportunidade de estar aos pés do Senhor usufruindo de Sua presença. Em dado momento, Marta dirige-se ao Senhor e faz-lhe uma observação nestes termos: “Senhor, não te importas de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe, pois, que me ajude”. Amorosamente o Salvador lhe disse: “Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária” e conclui dizendo que Maria escolhera a boa parte, a qual não lhe seria tirada.
1) Os Patriarcas de Israel (O Começo)
a) Abraão - Gn 11.27-25.18
b) Isaque - Gn 25.19-28.9
c) Jacó - Gn 28.10-37.2a
d) Os Doze Filhos de Jacó - Gn 29.32-30.26; 35.16-26
2) O Crescimento, a Escravidão e a Libertação de Israel do Egito
a) Moisés - Ex 2.1-7.13
b) As Pragas - Ex 7.19-12.36
c) A Páscoa - Ex 12.1-12.28
d) Travessia do Mar Vermelho - Ex 14.15-31
3) A Organização da Nação de Israel no Deserto do Sinai, os censos
a) A Outorga da Lei, sintetizada nos Dez Mandamentos - Ex 20.1-17
(toda a Lei Moral, Civil e Cerimonial, encontra-se nos livros de Êxodo,
Levítico, Números e Deuteronômio)
b) A Construção do Tabernáculo - Ex 25-27.19; 30-31.18; 36-40.38
c) A Instituição do Sacerdócio Arônico - Ex 28-29.46
d) A Organização do Exército - Nm 1.1-46
EDITORA VIDA
A igreja do século XXI vive uma fase de transição por conta dos avanços no Reino. Essa transição envolve muitas áreas: liderança, mentalidade, unidade, poder de Deus. Este livro foca um aspecto essencial da igreja de hoje: a cultura da adoração e da intimidade com o Senhor.
A verdadeira adoração prepara um lugar para o Pai, para que ele reine entre nós. É gerada no coração de pessoas simples e humildes que estejam dispostas a renunciar a tudo por amor a Deus, que desejem ser incluídas no círculo de amigos do Pai e queiram provar que o Senhor não tem favoritos.